Offline
ALPB aprova projeto do deputado Tião Gomes para incentivo a eventos culturais de pequeno porte.
16/08/2023 14:21 em NOTÍCIAS

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou nesta quarta-feira (16) importante projeto de Lei do deputado estadual Tião Gomes (PSB), que institui o Programa Estadual de Incentivo aos Eventos de Pequeno Porte da Cultura Popular no território paraibano, há muito reclamado pelos meios artístico e cultural.

O projeto visa preservar e promover o conjunto de criações do povo manifestadas por meio das artes, folclore, tradições, entre outros. A lei caracteriza como “eventos de pequeno porte” aqueles com expectativa de público até 2.000 pessoas.

Os princípios do programa incluem:

– Respeito, salvaguarda e fomento à cultura popular;

– Liberdade de criação e manifestação artística;

– Universalização e democratização da produção e acesso à cultura;

– Valorização da diversidade e identidade cultural;

– Salvaguarda e resgate da memória popular.

Dentre as ações prioritárias do programa, destacam-se o fomento a eventos de pequeno porte através de editais e incentivos diretos, simplificação de procedimentos administrativos e formação dos profissionais da cultura popular.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo Estadual deve garantir recursos e espaços para a realização de eventos culturais populares, que incluem shows, teatro, dança, artes visuais, literatura, entre outros. Esses espaços públicos abrangem escolas, ginásios, terrenos do Estado e auditórios, entre outros.

A Secretaria de Estado de Cultura, ou outro órgão determinado, poderá elaborar uma agenda anual para reserva destes espaços. A entidade interessada deverá realizar um requerimento com no mínimo 30 dias de antecedência, assinando um “Termo de Responsabilidade” para resguardar o patrimônio público. Vale ressaltar que a cessão desses espaços pelo Poder Executivo será gratuita.

A Lei entrará em vigor assim que for publicada, marcando um avanço significativo na valorização e preservação da cultura popular do Estado da Paraíba.

Fonte: Assessoria c/Redação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!